PLANEJAMENTO 2010

Neste ano de 2010, a rede municipal de educação de Batatais, mobilizou-se coletivamente para o planejamento. Trata-se de uma inovação, pois até o ano anterior o planejamento era realizado nas unidades escolares e versava sobre as necessidades da U. E. e suas rotinas. Porém em 2010 o Planejamento além de prever o espaço para as necessidades de cada escola, houve também uma organização em rede que transformou o Planejamento em um espaço de estudo e formação de caráter contínuo. Os coordenadores pedagógicos se preparam durante os meses de outubro a janeiro, reformulando o CURRÍCULO MÍNIMO; apurando as Habilidades e Competências que cada ano do Ensino Fundamental deve privilegiar e desenvolver; organizando as intervenções de formação continuada; descrevendo os pressupostos pedagógicos que conferem qualidade à educação oferecida pelo município e direcionando a utilização competente do Livro Didático, como ferramenta importante ao professor. Afinal, planejamento é isso mesmo. Como descreveu Guilherme Arantes, na música "Brincar de Viver", Planejamento é:



A Escola Anna Bonagura mostrou-se atuante em mais esta iniciativa de sucesso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Batatais, respondendo pela formação dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental e sendo anfitriã do corpo docente deste município. Podemos avaliar como de grande sucesso este planejamento e desejamos que este seja o 1º de muitos outros planejamentos reflexivos e de encaminhamentos práticos, capazes de instrumentalizar nossos professores para o desempenho de suas atribuições docentes. É também desejo do grupo de coordenadores que esta ação se desdobre em encontros de formação contínua de forma regular ao longo dos bimestres.
Neste primeiro momento o tema abordado foi; CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO, com ênfase nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, pretendemos deter as próximas ações de formação nas demais áreas de conhecimento. Muitas são as propostas e ideias, esperamos poder colocá-las em prática. Sejam todos bem vindos ao ano letivo de 2010!!
Equipe de Gestão Escolar EABA.

1 comentários:

Roseane 7 de março de 2010 às 03:49  

Eu cheguei a estudar Educação Moral e Cívica, sei que foi desmenbrada em várias disciplinas,o que foi uma lástima, acabou perdendo o seu verdadeiro sentido. Lembro-me de um professor que atribuiu esse episódio ao governo, o qual não gostaria de incentivar as pessoas a serem educadas, críticas e repeitosas. Eu gostaria de ver o retorno dessa disciplina, tenho a convicção de que ajudaria até mesmo o ensino de todas as outras. Para terminar, adorei o vídeo, muito bom mesmo!!! Parabéns a todos vocês!!

Postar um comentário