PROPOSTA PEDAGÓGICA EABA - 2010



Uma das mais importantes atribuições da coordenação pedagógica é garantir que a Proposta Pedagógica seja construida coletivamnte e dentro dos princípios da gestão democrática. Com isso em mente, na 4ª feira (17/02/10),a equipe docente e de gestão desta Unidade Escolar se reuniram para discutir e aprimorar as linhas básicas da proposta pedagógica. Na sequência é possivel ler, na ìntegra, nossa proposta pedagógica.

LINHAS BÁSICAS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A comunidade escolar sente o mundo cada vez mais violento, apresentando grande desigualdade social, onde os valores se perderam e como conseqüência a desestrutura familiar deu um grande salto, passando boa parte de suas competências à escola.
Acreditamos que isto se dá, devido à competitividade desmedida do mundo atual que torna o homem materialista e individualista, esquecendo-se que o primordial é a família, pois é nela que está o referencial ético, moral, espiritual, político e social, necessário a todo cidadão. Assim sendo, a postura pedagógica desta instituição privilegiará as situações de cooperação sem abandonar a competitividade positiva no desenvolvimento das situações de ensino-aprendizagem.
Entendemos que uma política pública séria e comprometida com as necessidades essenciais de todos os cidadãos como: alimentação, moradia, saúde, educação, diversão, cultura, entre outros, deve criar condições para que os menos favorecidos passem a ter as mesmas oportunidades que são dadas apenas a uma parcela da população, substituindo assim, a política paternalista por uma realidade justa.
Portanto, a educação que propomos e buscamos é a educação para a vida, para o dia-dia, para o ser.
Nosso objetivo é trabalhar a formação do aluno durante todo o processo, estimulando suas competências como pessoa e cidadão consciente de seus valores, suas capacidades, seus direitos e deveres dentro da sociedade.
É um trabalho amplo e profundo que se pautará pela responsabilidade e pelo conhecimento, sendo este sempre desenvolvido pela equipe de profissionais e por parcerias com a família e comunidade onde estamos inseridos.
O aluno de hoje deve ser capaz de assimilar novos conhecimentos a partir dos que já possui e saber interpretá-los, usando, para isso, os meios complementares de informação e apoio para realizar a própria aprendizagem.
Atuando em um modelo educacional onde priorizamos a participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem, o papel do professor como mediador do conhecimento e o comprometimento dos pais na educação dos seus filhos, passam a transformar nossos alunos em protagonistas de suas próprias aprendizagens, onde o principal objetivo é capacitá-los a “aprender a aprender”.
Suas vivências acumuladas, fora e dentro da escola, tornam-se a matéria-prima necessária para a construção do saber. O conhecimento, para nós, é tratado como um processo contínuo e interligado e que não acontece somente num lugar, a escola; não dependendo apenas de uma pessoa, o professor; e nem de um único instrumento, o livro.
É nesse ambiente de valorização do ser humano, de entendimento sobre a importância do seu papel no processo de ensino-aprendizagem, de integração, de situações e desafios, de questionamentos que a escola “Anna Bonagura de Andrade”, idealiza estimular o raciocínio do aluno, fazendo com que ele descubra que precisa “ser” e “saber” para transformar-se numa pessoa capaz de se adaptar numa sociedade dinâmica e vencer os desafios da vida.
Esta proposta traz em suas entrelinhas a preocupação com o afetivo, condição indispensável para o desenvolvimento racional (define nossos objetivos), o desenvolvimento social (interdependência – aprende a conviver com a diversidade), o desenvolvimento emocional (ligado ao impacto que nossas ações provocam aos outros) e o desenvolvimento espiritual (crença em algo que transcende o material e dá sentido à vida).
Esta preocupação também se estende aos pais, mais diretamente ao trabalho de envolvê-los em nossos projetos buscando conhecê-los cada vez mais e melhor, em seus anseios, medos e expectativas.
Para tanto, fundamentamos a educação em quatro pilares:
a) Aprender a conhecer, que pressupõe estimular o espírito investigativo e visão crítica, ou seja, aprender a aprender ao longo de toda a vida;
b) Aprender a fazer, que pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo e saber resolver problemas;
c) Aprender a conviver, que consiste em desenvolver a compreensão do outro, fortalecendo sua identidade e respeitando a diversidade;
d) Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais e sociais.
Esta instituição de ensino se organiza pelo Regime de Ciclos, visando o respeito ao ritmo e ao tempo dos discentes, valorizando o diálogo, procurando avaliar com responsabilidade o avanço e sucesso dos mesmos e da equipe como um todo.

OBJETIVOS GERAIS DA ESCOLA:
A Escola tem como objetivo desenvolver as potencialidades das crianças visando a formação do cidadão consciente. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e solidariedade humana, a educação procura ser baseada na compreensão dos direitos e deveres dos segmentos da sociedade que compõem a comunidade escolar, preparando o indivíduo para um convívio social e comunitário sadio e democrático.
Os objetivos do ensino devem convergir para os fins mais amplos da educação nacional, expressos na Lei nº9394 de 20/12/1996.
São objetivos da escola além dos previstos na lei:
1 – Elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos, formar os professores em caráter permanente, equipar a U.E. com materiais didáticos e paradidáticos, dinamizando o uso dos mesmos;
2 – Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, sabendo ler e interpretar a realidade em que vive, se posicionando de forma responsável, crítica autônoma e solidária.
3 – Promover interação escola-comunidade, ampliando assim a participação de todos os envolvidos no processo escolar (Conselho de Escola, A.P.M.; Grêmio) nos eventos e na própria avaliação dos serviços prestados pela escola.
4 – Proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino, privilegiando a interação na construção do conhecimento e organização das salas de aulas, com materiais e recursos didático-pedagógicos adequados.
5 – Estimular a participação dos alunos, bem como a atuação solidária junto à comunidade, resgatando os valores morais, culturais, pessoais e sociais, proporcionando maior comprometimento de todos, numa prática transformadora.
DEFINIÇÃO DAS METAS:
Metas em curto prazo – Os projetos em curto prazo serão desenvolvidos mensalmente trabalhando a interdisciplinaridade e os temas transversais, assim como atenderão às situações emergenciais. Serão planejados nos HTPCs visando: aulas bem preparadas e motivadoras; postura unificada do corpo docente com coerência; diversidade de textos; organização dos conteúdos, para que o professor estabeleça um “diálogo” entre a realidade dos alunos e o conhecimento sistematizado, que irá construir com eles.
Metas em médio prazo – Propõe dar continuidade na construção do conhecimento através de uma maior interação, fazendo troca de experiências tendo como parâmetro a realidade dos alunos, da escola e os objetivos essenciais dos conteúdos programáticos. Visa criar hábitos de estudo e leitura, pesquisa e vivência na escola, melhorando as relações interpessoais.
Metas em longo prazo – Estimular o exercício da cidadania atendendo os objetivos gerais propostos desenvolvendo ações referenciadas nos princípio de justiça, respeito mútuo, solidariedade, diálogo, viabilizando a aplicações dos temas transversais no cotidiano da escola. Priorizar sempre o processo ensino-aprendizagem incentivando o interesse da comunidade na participação das atividades dos educandos, tornando a escola um espaço aconchegante de aprimoramento de competências, entusiasmo, comprometimento, autonomia, ousadia e vivências coletivas.
Esperamos que todos os nossos profissionais estejam comprometidos com essas diretrizes, o que irá assegurar uma educação com qualidade de excelência.
Coordenador Júnior Mendonça.

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