Alegria e Diversão




Dia Internacional da Mulher





Através deste belíssimo texto de Pablo Neruda, renomado escritor chileno, nossa escola homenageia as professoras, funcionárias, mães e todas as mulheres.

Mulheres
Pablo Neruda

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada. Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversario ou um novo casamento.

Carinhosamente,
Gestão EABA – 2010.
08/03/2010

PLANEJAMENTO 2010

Neste ano de 2010, a rede municipal de educação de Batatais, mobilizou-se coletivamente para o planejamento. Trata-se de uma inovação, pois até o ano anterior o planejamento era realizado nas unidades escolares e versava sobre as necessidades da U. E. e suas rotinas. Porém em 2010 o Planejamento além de prever o espaço para as necessidades de cada escola, houve também uma organização em rede que transformou o Planejamento em um espaço de estudo e formação de caráter contínuo. Os coordenadores pedagógicos se preparam durante os meses de outubro a janeiro, reformulando o CURRÍCULO MÍNIMO; apurando as Habilidades e Competências que cada ano do Ensino Fundamental deve privilegiar e desenvolver; organizando as intervenções de formação continuada; descrevendo os pressupostos pedagógicos que conferem qualidade à educação oferecida pelo município e direcionando a utilização competente do Livro Didático, como ferramenta importante ao professor. Afinal, planejamento é isso mesmo. Como descreveu Guilherme Arantes, na música "Brincar de Viver", Planejamento é:

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A Escola Anna Bonagura mostrou-se atuante em mais esta iniciativa de sucesso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Batatais, respondendo pela formação dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental e sendo anfitriã do corpo docente deste município. Podemos avaliar como de grande sucesso este planejamento e desejamos que este seja o 1º de muitos outros planejamentos reflexivos e de encaminhamentos práticos, capazes de instrumentalizar nossos professores para o desempenho de suas atribuições docentes. É também desejo do grupo de coordenadores que esta ação se desdobre em encontros de formação contínua de forma regular ao longo dos bimestres.
Neste primeiro momento o tema abordado foi; CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO, com ênfase nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, pretendemos deter as próximas ações de formação nas demais áreas de conhecimento. Muitas são as propostas e ideias, esperamos poder colocá-las em prática. Sejam todos bem vindos ao ano letivo de 2010!!
Equipe de Gestão Escolar EABA.

PROPOSTA PEDAGÓGICA EABA - 2010



Uma das mais importantes atribuições da coordenação pedagógica é garantir que a Proposta Pedagógica seja construida coletivamnte e dentro dos princípios da gestão democrática. Com isso em mente, na 4ª feira (17/02/10),a equipe docente e de gestão desta Unidade Escolar se reuniram para discutir e aprimorar as linhas básicas da proposta pedagógica. Na sequência é possivel ler, na ìntegra, nossa proposta pedagógica.

LINHAS BÁSICAS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A comunidade escolar sente o mundo cada vez mais violento, apresentando grande desigualdade social, onde os valores se perderam e como conseqüência a desestrutura familiar deu um grande salto, passando boa parte de suas competências à escola.
Acreditamos que isto se dá, devido à competitividade desmedida do mundo atual que torna o homem materialista e individualista, esquecendo-se que o primordial é a família, pois é nela que está o referencial ético, moral, espiritual, político e social, necessário a todo cidadão. Assim sendo, a postura pedagógica desta instituição privilegiará as situações de cooperação sem abandonar a competitividade positiva no desenvolvimento das situações de ensino-aprendizagem.
Entendemos que uma política pública séria e comprometida com as necessidades essenciais de todos os cidadãos como: alimentação, moradia, saúde, educação, diversão, cultura, entre outros, deve criar condições para que os menos favorecidos passem a ter as mesmas oportunidades que são dadas apenas a uma parcela da população, substituindo assim, a política paternalista por uma realidade justa.
Portanto, a educação que propomos e buscamos é a educação para a vida, para o dia-dia, para o ser.
Nosso objetivo é trabalhar a formação do aluno durante todo o processo, estimulando suas competências como pessoa e cidadão consciente de seus valores, suas capacidades, seus direitos e deveres dentro da sociedade.
É um trabalho amplo e profundo que se pautará pela responsabilidade e pelo conhecimento, sendo este sempre desenvolvido pela equipe de profissionais e por parcerias com a família e comunidade onde estamos inseridos.
O aluno de hoje deve ser capaz de assimilar novos conhecimentos a partir dos que já possui e saber interpretá-los, usando, para isso, os meios complementares de informação e apoio para realizar a própria aprendizagem.
Atuando em um modelo educacional onde priorizamos a participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem, o papel do professor como mediador do conhecimento e o comprometimento dos pais na educação dos seus filhos, passam a transformar nossos alunos em protagonistas de suas próprias aprendizagens, onde o principal objetivo é capacitá-los a “aprender a aprender”.
Suas vivências acumuladas, fora e dentro da escola, tornam-se a matéria-prima necessária para a construção do saber. O conhecimento, para nós, é tratado como um processo contínuo e interligado e que não acontece somente num lugar, a escola; não dependendo apenas de uma pessoa, o professor; e nem de um único instrumento, o livro.
É nesse ambiente de valorização do ser humano, de entendimento sobre a importância do seu papel no processo de ensino-aprendizagem, de integração, de situações e desafios, de questionamentos que a escola “Anna Bonagura de Andrade”, idealiza estimular o raciocínio do aluno, fazendo com que ele descubra que precisa “ser” e “saber” para transformar-se numa pessoa capaz de se adaptar numa sociedade dinâmica e vencer os desafios da vida.
Esta proposta traz em suas entrelinhas a preocupação com o afetivo, condição indispensável para o desenvolvimento racional (define nossos objetivos), o desenvolvimento social (interdependência – aprende a conviver com a diversidade), o desenvolvimento emocional (ligado ao impacto que nossas ações provocam aos outros) e o desenvolvimento espiritual (crença em algo que transcende o material e dá sentido à vida).
Esta preocupação também se estende aos pais, mais diretamente ao trabalho de envolvê-los em nossos projetos buscando conhecê-los cada vez mais e melhor, em seus anseios, medos e expectativas.
Para tanto, fundamentamos a educação em quatro pilares:
a) Aprender a conhecer, que pressupõe estimular o espírito investigativo e visão crítica, ou seja, aprender a aprender ao longo de toda a vida;
b) Aprender a fazer, que pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo e saber resolver problemas;
c) Aprender a conviver, que consiste em desenvolver a compreensão do outro, fortalecendo sua identidade e respeitando a diversidade;
d) Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais e sociais.
Esta instituição de ensino se organiza pelo Regime de Ciclos, visando o respeito ao ritmo e ao tempo dos discentes, valorizando o diálogo, procurando avaliar com responsabilidade o avanço e sucesso dos mesmos e da equipe como um todo.

OBJETIVOS GERAIS DA ESCOLA:
A Escola tem como objetivo desenvolver as potencialidades das crianças visando a formação do cidadão consciente. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e solidariedade humana, a educação procura ser baseada na compreensão dos direitos e deveres dos segmentos da sociedade que compõem a comunidade escolar, preparando o indivíduo para um convívio social e comunitário sadio e democrático.
Os objetivos do ensino devem convergir para os fins mais amplos da educação nacional, expressos na Lei nº9394 de 20/12/1996.
São objetivos da escola além dos previstos na lei:
1 – Elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecido aos educandos, formar os professores em caráter permanente, equipar a U.E. com materiais didáticos e paradidáticos, dinamizando o uso dos mesmos;
2 – Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, sabendo ler e interpretar a realidade em que vive, se posicionando de forma responsável, crítica autônoma e solidária.
3 – Promover interação escola-comunidade, ampliando assim a participação de todos os envolvidos no processo escolar (Conselho de Escola, A.P.M.; Grêmio) nos eventos e na própria avaliação dos serviços prestados pela escola.
4 – Proporcionar um ambiente favorável ao estudo e ao ensino, privilegiando a interação na construção do conhecimento e organização das salas de aulas, com materiais e recursos didático-pedagógicos adequados.
5 – Estimular a participação dos alunos, bem como a atuação solidária junto à comunidade, resgatando os valores morais, culturais, pessoais e sociais, proporcionando maior comprometimento de todos, numa prática transformadora.
DEFINIÇÃO DAS METAS:
Metas em curto prazo – Os projetos em curto prazo serão desenvolvidos mensalmente trabalhando a interdisciplinaridade e os temas transversais, assim como atenderão às situações emergenciais. Serão planejados nos HTPCs visando: aulas bem preparadas e motivadoras; postura unificada do corpo docente com coerência; diversidade de textos; organização dos conteúdos, para que o professor estabeleça um “diálogo” entre a realidade dos alunos e o conhecimento sistematizado, que irá construir com eles.
Metas em médio prazo – Propõe dar continuidade na construção do conhecimento através de uma maior interação, fazendo troca de experiências tendo como parâmetro a realidade dos alunos, da escola e os objetivos essenciais dos conteúdos programáticos. Visa criar hábitos de estudo e leitura, pesquisa e vivência na escola, melhorando as relações interpessoais.
Metas em longo prazo – Estimular o exercício da cidadania atendendo os objetivos gerais propostos desenvolvendo ações referenciadas nos princípio de justiça, respeito mútuo, solidariedade, diálogo, viabilizando a aplicações dos temas transversais no cotidiano da escola. Priorizar sempre o processo ensino-aprendizagem incentivando o interesse da comunidade na participação das atividades dos educandos, tornando a escola um espaço aconchegante de aprimoramento de competências, entusiasmo, comprometimento, autonomia, ousadia e vivências coletivas.
Esperamos que todos os nossos profissionais estejam comprometidos com essas diretrizes, o que irá assegurar uma educação com qualidade de excelência.
Coordenador Júnior Mendonça.

Boas Vindas...

Olá Pessoal! É um prazer dar boas vindas a todos os nossos funcionários e alunos, com especial atenção aos novos professores e aos alunos que estão chegando agora. Em nosso segundo ano de efetivo funcionamento é uma alegria dizer que nossa escola recebeu mais uma classe, estamos agora com 10 classes. Afinal, como diz o sábio: "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade!" Então, amigos, venham sonhar junto com a gente!Pois tudo indica que neste ano de 2010, com 10 classes, o Universo conspira para que nossa Escola seja 10!!!! Atenciosamente - Diretora Eloísa.
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COMBINADO DE CONDUTAS PARA 2010



Pensando no bem estar dos nossos alunos e na melhoria do nosso atendimento, deveremos observar e seguir algumas orientações importantes:

01- Esteja atento aos horários:
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ: 07h10 às 12h10
TARDE: 12h30 às 17h30
EDUCAÇÃO INFANTIL – TARDE: 13h00 às 17h00;

02- Os horários de entrada e de saída deverão ser rigorosamente cumpridos pelos pais. O portão de entrada dos alunos será aberto, no período da manhã, às 06h45 e fechado às 07h20, sendo novamente aberto, para a saída, às 12h05.
Para o período da tarde o portão será aberto às 12h15 e fechado à 12h40, para o ENSINO FUNDAMENTAL e novamente aberto às 12h45 e fechado às 13h10 para a EDUCAÇÃO INFANTIL;

03- Após os horários mencionados no item 02, a entrada somente será permitida pela secretaria mediante justificativa do responsável, não devendo tornar-se situação corriqueira;

04- O aluno que, por ventura, necessitar sair antes do término das aulas, deverá trazer uma autorização por escrito, assinada pelo responsável. Sendo permitida a saída somente acompanhada por um adulto.

05- No horário de aula, peça permissão na secretaria para falar com os professores;

06- Dê preferência ao uso do uniforme, pois identifica o aluno e economiza vestimenta;

07- É recomendável o uso do tênis nas aulas de educação física, evitando assim, acidentes;

08- Dê preferência à alimentação fornecida pela Escola, caso seu filho não possa consumi-la (por motivo de saúde) mande apenas um lanche simples.

09- Não mande seu filho para a Escola doente, pois não é permitido à escola medicar e/ou ministrar medicamentos aos alunos;

10- Os alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental deverão trazer diariamente, na mochila, uma troca de roupa, uma toalhinha de rosto e uma escova de dente, sempre limpos. E todos os alunos deverão trazer um copo ou caneca de plástico para uso pessoal;

11- Os alunos da Educação Infantil terão permissão para trazer brinquedos para a Escola somente às 6ª feiras;

12- A Festa de Aniversário só será permitida se organizada para o período todo, falar com antecedência com a direção ou coordenação;

13- A escola não se responsabiliza por danos e roubos das bicicletas;

14- Mantenha a escola sempre informada sobre as faltas, mudanças de endereço, telefone e transferência de escola.
Tomando todas essas providências, cada um fazendo sua parte, certamente atingiremos nosso almejado patamar de qualidade e sucesso!
Atenciosamente - Coordenador Júnior Mendonça.

NOVA EQUIPE EABA - 2010

Olá pessoal!Na sequência estão os nomes dos profissionais que estão compondo a nossa equipe este ano:
DIREÇÃO: Eloísa Prado Bernardes de Oliveira Marinheiro
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Júnior Mendonça
PROFESSORES:
Anelisa Pupim Bérgamo da Silva (1º A - Manhã)
Josaine Morandi Melchior Pegorin (1º B - Tarde)
Jozeli de Oliveira Vilela Degani (2ª A - Manhã)
Maria Cecília Garbelini Ribeiro de Barros (2º B - Manhã)
Lana Mara Fioco (3º A - Manhã)
Fabiana Meire Nazar de Lima (5º A - Manhã)
Marta Ap. Silva Pereira (Pré I A - Tarde)
Jacqueline Morandi Melchior (Pré I B - Tarde)
Maria Helena Cordeiro de Castro (Pré II A - Tarde)
Andréia de Lima Areia Garcia (Pré II B - Tarde)
Paulo Sérgio Silva Santos (Educação Física)
INSPETORA DE ALUNOS: Olívia Helena Cestari Mazzaron
AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS:
Maria Angélica Bartholomeu Lazzarini
Maria Aparecida Belmiro
ESTAGIÁRIAS:
Carolina Severino Simões (Manhã)
Paula Corrêa Noronha (Tarde)
É um prazer acolher a todos vocês!
GESTÃO EABA - 2010